Modelo atômico atual

modelo de átomo mais aceito é a de Niels Bohr.
modelo de Bohr foi introduzido pela primeira vez em 1913. Este modelo do átomo representa um núcleo pequeno, carregado positivamente cercado por elétrons que viajam em órbitas circulares em torno do núcleo bem como os planetas viajam em torno do Sol, mas a eletrostática atração forças produto em vez da gravidade. chave do sucesso do modelo foi para explicar a fórmula de Rydberg para as linhas de emissão espectrais de hidrogênio atômico. Ele representa, basicamente, uma modificação do modelo de Rutherford utilizado para fins da física quântica.
modelo de Bohr foi uma melhoria em modelos atômicos mais antigos, mas também se tornou obsoleto por pesquisas científicas em curso.
Em 1926 Erwin Schrödinger, um físico austríaco, tomou o modelo de átomo de Bohr um passo adiante.
Schrödinger usou equações matemáticas para descrever a probabilidade de encontrar um elétron em uma determinada posição.
Este modelo atômico é conhecido como o modelo mecânico quântico do átomo.
Ao contrário do modelo de Bohr, o modelo da mecânica quântica não define o caminho exato de um elétron, mas em vez disso, prevê as chances de a localização do elétron. Este modelo pode ser retratado como um núcleo rodeado por uma nuvem de elétrons. Onde a nuvem mais densa, a probabilidade de encontrar o electrão é o maior, e, inversamente, o electrão representa menos provável de ser numa zona menos densa da nuvem.
Assim, este modelo introduziu o conceito de níveis de sub-energia.
Até 1932, acreditava que o átomo fosse composto por um núcleo positivamente carregado rodeado por electrões de carga negativa.
Em 1932, James Chadwick bombardeou átomos de berílio com partículas alfa. Uma radiação desconhecido foi produzida.
Chadwick interpretou essa radiação como sendo constituído por partículas com uma carga elétrica neutra e a massa aproximada de um protão. Esta partícula ficou conhecido como o nêutron. Com a descoberta do neutrão, um modelo adequado do átomo tornou-se disponível para os químicos.

Modelo Atômico Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário